Domus

Domus

O DOMUS - Centro de Terapia de Casal e Família foi fundado em 1990 por uma equipe multidisciplinar: um médico, uma assistente social e quatro psicólogas. Tínhamos por objetivo oferecer atendimento e divulgar em nosso meio a Terapia de Família, com a qual havíamos tomado contato em São Paulo, Inglaterra, Argentina e Porto Alegre.

Em março de 1991, iniciou-se a primeira turma do curso de Formação de Terapeutas de Família, com duração de dois anos que, em 1993, foi ampliado para três, tomando o formato do curso atual. No ano de 2013, teve início a 23ª turma do Curso de Especialização em Terapia Familiar. Muitos desses profissionais continuam como colaboradores, no Corpo Clínico, atendendo casos, preparando palestras e jornadas. O grupo de coordenadores continua quase o mesmo desde a fundação: o médico do grupo, o Psiquiatra Dirceu de Conto, faleceu em 1999.

Com o transcorrer do tempo, outros atendimentos passaram a ser oferecidos no DOMUS: além da Terapia de Casal e Família, atendimento individual, abrangendo crianças, adolescentes e adultos, Psicodiagnóstico e Psicopedagogia. Para atender nosso público, o ambiente físico da instituição precisou crescer, e hoje nossa sede própria tem cerca de 200 metros quadrados.

No início dos anos 90 a Abordagem Relacional Sistêmica era pouco conhecida em nosso meio, embora desde 1978 a PUC já oferecesse a disciplina de Terapia de Família em seu Curso de Psicologia. Somente em 1994, por ocasião do I Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, em São Paulo, foi fundada a Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF). Os coordenadores do DOMUS estavam lá. Nesse mesmo ano, no Rio Grande do Sul, o DOMUS foi uma das Instituições fundadoras da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEF), e seus coordenadores permanecem vinculados de forma contínua a essa Associação através da participação na Presidência, Vice-presidência, Conselho Científico e Deliberativo e em outras funções na Diretoria.

Ainda com o objetivo de divulgar este modelo de trabalho, o DOMUS tem recebido estagiários de psicologia clínica de diferentes universidades desde 1996 - UFRGS, PUCRS, UFCSPA, UNISINOS, ULBRA, FACCAT, incluindo, também, estagiários voluntários em algumas atividades. Tem rcebido também estagiários de serviço social e psicopedagogia das Universidades FAPA e IPA.

Os psicólogos formados desde o ano de 2001, como terapeutas de casal e família, têm o reconhecimento como especialistas pelo Conselho Federal de Psicologia e ABEP. A partir de 2011, O Curso de Especialização de Terapeutas de Família e de Casal têm o reconhecimento do MEC como especialistas, através de parceria com a FACCAT.

Hoje, quando a Terapia de Família e a Terapia de Casal são um recurso frequentemente recomendado por psicoterapeutas, médicos, educadores, e mesmo por leigos, não só para pessoas com dificuldades de relacionamento, mas também como tratamento para dificuldades escolares, problemas na adolescência, drogadição e outros, nós nos sentimos recompensadas por termos participado do processo de divulgação e consolidação deste paradigma.