A Psicoterapia com Adolescentes

A Psicoterapia com Adolescentes

 
       Na adolescência, quase tudo se renova e se transforma. Os corpos, gestos, pensamentos, emoções, desejos, direitos e responsabilidades. É um momento de transição onde a "roupa " da infância deve ser retirada e uma nova identidade encontrada. Ocorrem as experimentações, dúvidas, ilusões, ousadias, conquistas externas e internas que marcam uma nova forma de ser e estar no mundo.
       É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar. Amigos, amores, paixões, parcerias que compartilham visões de mundo e os diferenciam dos pais, reafirmam sua singularidade. Tudo isto demonstra a busca por uma nova identidade pessoal.
       Excessiva exposição ao risco, impulsividade, experimentações, rebeldia, comportamentos transgressores, comportamentos aparentemente patológicos e abuso de drogas são situações que fazem os pais pensar sobre como lidar com elas sem interferir no bom desenvolvimento do adolescente. Cabe à família a modulação das atitudes do adolescente que têm um limite entre o saudável e o patológico. Nesse período, a orientação profissional de um psicólogo ajudará no  desenvolvimento psicológico e social do adolescente.
       O objetivo da psicoterapia com adolescentes é oferecer um espaço “neutro”, com um olhar especialista e atento de um psicólogo, onde ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase do desenvolvimento. É um espaço para pensar sobre sua nova condição de existir e sentir-se nesse momento de mudanças, o que pode lhe ajudar no amadurecimento e no desenvolvimento pessoal.
 
 
Paula Hintz Baginski 
Psicóloga Clínica - CRP 07/07036